História Sudoeste/Octogonal
História Sudoeste/Octogonal
Setor Sudoeste
A área do Setor Sudoeste é de 3,8 milhões de metros quadrados e capacidade para abrigar 51,4 mil habitantes. Segundo dados preliminares do Censo 2000 do IBGE.As facilidades urbanas e sua localização próxima do centro de Brasília fez o Setor Sudoeste ocupar a posição de 8º bairro mais caro do Brasil em 2012 segundo a Revista Época. O setor reúne moradores de classe média alta e imóveis de alto valor de mercado.
O setor é estruturado em diversas áreas distintas:
- Superquadras (SQSW): no mesmo modelo das superquadras de Brasília e sujeitas às mesmas regras da área tombada. São quatorze: 100, 300, 101, 301, 102, 302, 103, 303, 104, 304, 504, 105, 305, 306. A quadra 300, quadra mais nova do Sudoeste com edifícios espelhados, tem aproximadamente o dobro da área de qualquer outra quadra. A quadra 305 possuía duas entradas, embora o conceito de "superquadra" reza que ela deveria ter apenas uma entrada. A segunda entrada foi unificada à primeira.
- Comércio local (CLSW): quadras com prédios comerciais, ladeando a avenida comercial (central) da SQSW, acompanhando a mesma numeração das superquadras.
- Quadras residenciais (QRSW): situadas entre o Instituto de Meteorologia e o Cruzeiro, indo do Pão de Açucar até o Eixo Monumental, compostas de prédios de 3 andares, a maioria dos quais sem garagem subterrâneas. São numeradas de 01 a 08. Conhecidas também como "Sudoeste Econômico".
- Quadras mistas (QMSW): próximas ao Eixo Monumental, onde se podem ter prédios de uso residencial, comercial ou misto. São quatro: QMSW 2, QMSW 4, QMSW 5, QMSW 6. Essas quadras mistas foram transformadas em superquadras. A QMSW 1 e a QMSW 3 foram unidas na SQSW 300 e a QMSW 7 foi transformada na SQSW 100. A QMSW 2 engloba o antigo Setor de Microindústrias do Cruzeiro, também conhecido como Setor de Oficinas Sudoeste. Em alguns mapas antigos do Sudoeste, ainda é possível ver essas quadras mistas.
- Centro comercial (CCSW): área originalmente destinada a prédios estritamente comerciais, mas que posteriormente foi liberada para prédios residenciais.
Setor Octogonal
- O Setor Octogonal foi criado por decreto em 12 de setembro de 1974. Possui oito quadras, sendo que 7 estão concluídas e a AOS 3 encontra-se subjudice por não ter definida ainda a propriedade da mesma. Todas as quadras são condomínios fechados. Atualmente, as octogonais contam com cerca de 3300 apartamentos nas sete áreas da Octogonal e mais de 240 nas entrequadras comerciais, abrigando cerca de 12.000 habitantes.
- Além das quadras octogonais, existem áreas de comércio, escolas e igrejas, assim como um centro comercial - o Terraço Shopping.
0 comentários:
Postar um comentário